Nossa lista de final de ano de famosos que se mostraram homo ou transfóbicos já tem um integrante em 2018: Ratinho.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
O apresentador do SBT publicou um vídeo, em sua conta no Instagram, criticando o que ele acha ser um excesso: o número de personagens homossexuais na emissora concorrente, TV Globo.
Ratinho disse que estava assistindo à minissérie Entre Irmãs para ver o que a Globo estava mostrando no horário em que seu programa vai ao ar. "Pô, a Globo colocou viado até em filme de cangaceiro, gente", disse ele sobre o personagem de Rômulo Estrela, o Degas, que no filme transformado em minissérie vive um gay enrustido.
"Naquele tempo não tinha viado não! Cê acha que tinha viado naquele tempo? É muito viado. É viado às seis horas da tarde, às oito da noite, às nove da noite, às dez da noite… Mas muito viado. Eu não sei o que tá acontecendo. Não tem tanto viado assim. Ou tem? Será?", questionou o apresentador querendo provocar humor.
A Ratinho vão três respostas: 1º) O que ele provoca com este vídeo é ódio. É gerar conteúdo raivoso para que mais homofóbicos ataquem a comunidade. 2º) Sim, Ratinho, há homossexuais desde o início da Humanidade, o que não existia antes era coragem das emissoras e produtoras de filmes de inseri-los nos filmes, séries e novelas.
E em 3º) O que há nas novelas da Globo, Ratinho, é heterossexual demais! Vejamos: nossa reportagem contou 48 personagens fixos na atual novela das seis, Tempo de Amar. Há possibilidade (a trama ainda não deixou claro) de que apenas duas possam ser lésbicas. E só.
Em Pega Pega, há 59 personagens, só três deles são homossexuais (há um pequeno núcleo de drag queens que sequer tem falas, não aparece na descrição do elenco). Em O Outro Lado do Paraíso, há pelo menos 60 personagens fixos na trama, dois são gays assumidos, outro é enrustido e um quarto bissexual, totalizando quatro LGBT.
Ou seja, em média, LGBT não são chegam a 5% nas três tramas juntas e o apresentador, como muitos homofóbicos em comentários de grandes portais ou em redes sociais, ainda acha que é "muito viado". Assista ao vídeo: