Em Supermax, série da TV Globo que estreia no próximo dia 20, uma atriz transexual terá papel de destaque. É Maria Clara Spinelli.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
No misto de drama e thriller, a intérprete será Janete. "Ela teve uma infância difícil: a mãe morreu cedo e o pai era alcoólatra", contou Maria Clara sobre o personagem ao jornal O Globo. "Ela apanhava muito e decidiu sair de casa bem jovem."
"Depois de muito tempo conseguiu ter sua rede de salões de beleza", explica. "Porém, sofre um golpe de uma amiga e acaba tendo problemas na Justiça, perde muita coisa. Então, decide entrar no reality para ganhar o prêmio e resgatar a vida que tinha."
Maria Clara não revela se a personagem também será trans. "Se ela for, isso só será descoberto ao longo dos episódios", diz. E falou sobre a diversidade de papéis. "É normal que uma atriz queira a maior gama de personagens possível. No começo da minha carreira, tinha esse medo. Mas depois vi que outras atrizes passaram pelo mesmo processo, seja porque não pertenciam ao padrão de beleza ou porque tinham sotaque, por exemplo. Elas sempre foram escaladas para os mesmos tipos, para o jogo ganho. Então, hoje eu entendo que não é algo pessoal, é do mainstream. Se me oferecerem uma personagem, seja transgênero ou não, faço com o maior prazer."
A atriz, que diz não revelar a idade para prejudicar as buscas profissionais, afirma que já perdeu papéis para intérpretes mais jovens e mais bonitas e que isso só deixa claro que nem sempre talento e trabalho são suficientes. "Para mim, tudo é sempre mais difícil, até por conta da questão da transexualidade. Por isso que Supermax foi um grande ganho para mim enquanto atriz e enquanto mulher que nasceu transexual
Quem assiste a filmes nacionais já viu Maria Clara antes. Ela viveu uma advogada transexual no longa Quanto Dura o Amor? (2009), estrelado por Silvia Lourenço e Paulo Vilhena, com histórias que se cruzam em São Paulo. Sua estreia na televisão foi em 2013, no papel de uma trans que alvo do tráfico de mulheres na novela Salve Jorge, de Glória Perez.
Em Supermax, 12 participantes de um reality show são trancados em uma penintenciária de segurança máxima. A única coisa que têm em comum é que todos já cometeram um crime grave. No segundo dia do programa, no entanto, o apresentador desaparece e eles ficam à própria sorte. Quem sair vivo, leva o prêmio de R$ 2 milhões.